Jogos Olímpicos E Jogos Paralímpicos Rio 2016: Impacto Do Evento Em Indicadores Socioeconômicos Do País E Da Cidade-sede

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O texto se propôs a analisar os impactos dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos de 2016 em determinados segmentos econômicos e indicadores sociais, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, que sediou os dois eventos esportivos. Entre os anos de 2009, quando o Brasil foi escolhido como sede olímpica, e 2016, quando os Jogos transcorreram, a União Federal, o estado e a cidade-sede fizeram investimentos pesados em infraestrutura, mobilidade, turismo, esporte e outras áreas, visando corresponder à expectativa que o Comitê Olímpico Internacional tinha quando escolheu, pela primeira vez, um país da América do Sul para receber seu evento mais importante. Utilizando a técnica de pesquisa documental com análise de conteúdo, o presente trabalho analisou pesquisas, relatórios, balanços, declarações, notícias e outros documentos com dados e informações de diferentes tipos sobre os efeitos provocados pelo alto volume de recursos públicos e privados que financiaram o projeto olímpico nos anos que antecederam a forte crise política e econômica que atingiu o país e, mais seriamente, o Rio de Janeiro a partir do ano do evento.